Sobre nós

O Agrupamento de Escolas  Padre Bartolomeu de Gusmão dispõe de duas bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, sendo cada uma gerida por um professor bibliotecário. Cada uma das bibliotecas serve a sua população escolar, apoiando também os restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento.

A Biblioteca Escolar Josefa de Óbidos (BEJO) foi inaugurada em 2010 e destina-se sobretudo a alunos do ensino básico (2º e 3º ciclos) e do ensino secundário. Ocupa um amplo espaço  no piso térreo da EBS Josefa de Óbidos, sede do Agrupamento. 

A Biblioteca Escolar Ressano Garcia (BERG) integrou recentemente a RBE (2019), ocupando duas salas  do segundo piso da EB/JI Engenheiro Ressano Garcia. Tem como público-alvo alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. 

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm como missão proporcionar o desenvolvimento global do indivíduo e potenciar as suas capacidades e competências para a aprendizagem ao longo da vida. Constituem-se como estruturas pedagógicas agregadoras de informação, assumindo-se como espaços de leitura, de aprendizagem,  de ocupação dos tempos livres e de divulgação cultural.

​A missão e os objetivos das bibliotecas concretizam-se no seu Plano de Melhoria e no Plano Anual de Atividades, documentos que norteiam a sua atividade.