Notícias

«Ler e escrever, desenhar e pintar com arte»

No contexto do Plano Nacional das Artes, a Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos está a desenvolver o projeto «Ler e escrever, desenhar e pintar com arte», em parceria com os Diretores de Turma, os professores de Português, Espanhol e Educação Visual/ CEA das turmas 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC, 8.ºD, 9.ºC e 9.ºE.

Ao longo do ano letivo, os alunos exploram a sua identidade, numa viagem que passa pela descoberta da origem e significado do seu nome, por um “passeio” por uma floresta simbólica, pelo redação de textos inspirados em imagens, mas também através da observação e interpretação de obras de arte e da pesquisa sobre a vida e obra de artistas plásticos, em particular aqueles que se dedicaram a produzir autorretratos.

O objetivo final desta caminhada culminará na construção de um autorretrato, em duas vertentes – plástica e escrita – que fará parte de uma exposição coletiva a apresentar na Biblioteca, no 3.º período.

Leitura orientada: «Eu falo como um rio»

«Quando as palavras que me cercam são difíceis de dizer, penso no rio indomável.»

O álbum ilustrado Eu falo como um rio, escrito pelo poeta canadiano Jordan Scott e ilustrado por Sydney Smith, é um livro especial. Comove-nos na sua beleza, na sua sensibilidade poética, no testemunho tocante do autor sobre um problema que o afligiu – a gaguez. Não há muito mais a dizer – há, sim, conhecer, a ler, a sentir. E foi o que fizemos ao longo do 2.º período, nas aulas de Português, com os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºC, 5.ºF, 5.ºG, 6.ºA, 6.ºB, 6.ºC, 6.ºD, 6.ºE e 6.F, no âmbito da rubrica «Leitura orientada» do projeto «Escola a ler».

Tempo para ler e pensar: «O homem que plantava árvores»

No 2.º período, a Biblioteca da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos (BEJO) explorou, no âmbito do projeto da RBE «Escola a ler» e da rubrica «Tempo para ler e pensar», as questões ambientais, o desenvolvimento sustentável e a reflorestação, através da obra O homem que plantava árvores, do autor francês Jean Giono.

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento das turmas 6.ºA, 6.ºB e 6.ºG, foi feita a leitura integral desta narrativa, que toma como exemplo e inspiração o trabalho de reflorestação levado a cabo por um único indivíduo, Elzéard Bouffier, nas montanhas dos Alpes da Provença. Os alunos refletiram sobre a utilidade das árvores, partilharam experiências de contacto com a Natureza e admiraram o espírito empreendedor, altruísta e perseverante do protagonista.

«Miúdos a votos»: alunos do Agrupamento elegem livros de Harry Potter

Decorreu, no passado dia 7 de março, a eleição do «livro mais fixe» pelos alunos das Escolas EB1 Eng.º Ressano Garcia e EBS Josefa de Óbidos (2.º ciclo).

Os alunos das turmas de 3.º ano e 4.º ano da Ressano e as turmas 5.ºD e 5.ºF participaram ativamente em todo o processo, fazendo campanha dos livros preferidos e integrando a mesa de voto, nesta iniciativa da revista Visão Júnior, que assim promove a leitura e a cidadania.

Harry Potter e a pedra filosofal venceu, com 34 votos, na EB1 Eng.º Ressano Garcia e, na EBS Josefa de Óbidos, o livro mais votado foi Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, com 44 votos. Os resultados juntar-se-ão à contagem de votos a nível nacional, sendo o apuramento do livro mais votado divulgado em maio/junho deste ano.

Exposição sobre José Saramago na BEJO

Está patente, na Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos (BEJO), a exposição itinerante Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022. Esta exposição foi preparada no ano passado para assinalar o centenário do nascimento de José Saramago e é constituída por 15 painéis, tendo sido gentilmente disponibilizada pela Câmara Municipal de Lisboa à nossa Biblioteca. 

A exposição pode ser visitada até à próxima 6.ªfeira, dia 10 de março (inclusive).

Uma Cabana das Histórias na EB Rainha Sta. Isabel !

Dia 10 de fevereiro, a Escola Rainha Santa Isabel esteve em festa!
A “Cabana das Histórias” foi inaugurada! Uma cabana com muitos livros
onde os alunos podem, em diferentes momentos do dia, ler, ver e ouvir
histórias!
Esta cabana é fruto da campanha de Crowdfunding lançada por um grupo
de pais de alunos da escola.
A partir deste dia, o livro passou a ser o “Rei” da “Rainha”!

Tempo para ler e pensar: O autocarro de Rosa Parks

No contexto da rubrica «Tempo para ler e pensar», do projeto da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) «Escola a Ler», durante o 1.º período, a Biblioteca trabalhou, em aulas de Cidadania e Desenvolvimento, o livro O autocarro de Rosa Parks (texto de Fabrizio Silei; ilustrações de Maurizio A. C. Quarello).

Inspirada na história verídica da ativista norte-americana Rosa Parks, o texto, magnificamente ilustrado, comoveu os alunos, inspirou-os a descobrir mais sobre o início do movimento pelos direitos civis dos negros liderado por Martin Luther King e levou-os a imaginar e a escrever o que fariam se estivessem, no dia 1 de dezembro de 1955, naquele autocarro com Rosa.

Participaram nesta atividade os alunos do 6.ºA, 6.ºB, 6.ºC, 6.ºD. 6.ºE e 7.ºA.

«Caminhos improváveis»: Afonso Reis Cabral com o 10.ºA

No âmbito do projeto «Caminhos improváveis», uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa e a Biblioteca da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, o talentoso escritor Afonso Reis Cabral, autor de O meu irmão, Pão de Açúcar e Leva-me contigo, dinamizou uma oficina de escrita com os alunos do 10.ºA.

Juntos, percorreram ruas e recantos de Campo de Ourique, à procura das personagens e dos lugares inspiradores de uma boa história. Os autores das narrativas usufruíram posteriormente de orientações personalizadas do escritor, que os cativou com a sua sabedoria, simpatia e arte de contar histórias.

Os textos integrarão o resultado final do projeto, um mapa de Campo de Ourique personalizado com as escolhas e as obras dos alunos, que será divulgado no bairro e na Bienal «Arte & Educação».

Dia da Alimentação na Ressano Garcia

Arcimboldo foi a inspiração para, no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, os alunos das turmas do 1º, 2º anos e as crianças do JI descobrirem a importância de uma alimentação saudável.

Em casa, o 1º B também criou autorretratos em família, sempre inspirado em Arcimboldo.

«Festa da Poesia» na Semana da Leitura da BEJO

Neste ano letivo, a Semana da Leitura da BEJO decorreu em junho, no final do 3º período, com uma feira do livro manuseado (parceria da BEJO e da BERG), projeção de filmes, quizzes sobre obras estudadas e sessões de poesia.

Nas duas «Festas da Poesia» dinamizadas, participaram turmas do 4º (EB Engº Ressano Garcia) , 5º, 6º, 7º ,8º e 9º anos. Foram lidos belíssimos poemas originais e de autores escolhidos pelos alunos. Houve leituras individuais, coletivas e musicadas. Foi mesmo uma festa!

É com muito orgulho que deixamos, como exemplo da qualidade do trabalho dos nossos alunos, o poema do aluno Xavier Eliseu, do 7ºA:

«Na casa inclinada / Da Rua Da Avenida / Pintada de cor garrida / Opaca e transparente / Mora um louco consciente / De que ele é o único são / E que os outros loucos são / Por viverem na realidade / Quando podem pintar com a mente / De cor garrida, opaca e transparente / Como o louco consciente / Tal glutão saciado»