Notícias

Há coisas assim….

No dia 11, António Torrado deixou-nos! A doença venceu a vida que nos deixou com uma vasta obra literária. Mais de uma centena de livros, em particular para a infância.

O Mercador de coisa nenhuma, A chave do castelo azul e outras histórias, Teatro às três pancadas e O veado Florido são algumas das obras escritas por António Torrado, distinguido, entre outros, com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.

Concurso «Eu sou muitas histórias»

Aluno/a do 2º ciclo, um concurso de escrita para ti!


«Cada um de nós é feito de muitas histórias maravilhosas ou terríveis que um dia nos aconteceram, coisas de ternura, de amizade, de surpresa, de espanto ou de medo.
José Fanha, in Era uma vez eu, p. 11


Inspirados nesta citação, gostaríamos que também tu nos contasses uma memória, uma história que te tenha acontecido. 
O teu texto não deve exceder as 300 palavras e deve ser entregue na Biblioteca, devidamente identificado (nome, ano e turma) até dia 31 de maio
Os melhores textos serão premiados e divulgados na Biblioteca e no site do Agrupamento / da BEJO


Participa!
A Equipa da Biblioteca

Podcast de aluno da Ressano assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa

O aluno Daksh Maugi de 8 anos, do 2ºC da Escola Básica Engº Ressano Garcia, participou na iniciativa «Eu Conto», promovida pelo PNL2027, com um podcast sobre a Lenda do Deus Ganesh, uma lenda da Índia.

Esta foi a atividade escolhida para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado a 5 de maio, e dirigida, entre outras instituições,  aos AE e Bibliotecas Escolares, desafiando os falantes dos países de língua oficial portuguesa e de Goa, Damão e Diu residentes em Portugal a criarem podcasts de narração oral (lendas e contos tradicionais), a publicar no portal e nas redes sociais do PNL2027. 


O desafio foi aceite pela biblioteca escolar Ressano Garcia  e o resultado ouve-se aqui

Indie Júnior na BEJO

I IndieJúnior está de volta e decorre nas escolas de 29 de abril a 14 de maio. A Biblioteca da Escola Josefa de Óbidos recebe a 18ª edição, projetando curtas-metragens destinadas a crianças e jovens (pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo).

Os filmes estão organizados por ciclos de escolaridade e pertencem às categorias de animação, documentário e ficção.

Este ano estamos muito orgulhosos! Para fazer a seleção de filmes destinados a alunos do 2º ciclo, foi feito um convite ao 6ºF da Escola Josefa de Óbidos. Estes alunos, com a ajuda da Diretora de Turma e da Professora bibliotecária procederam, durante o confinamento, ao pré-visionamento do leque de filmes disponível, tendo escolhido aqueles de que mais gostaram e feito o alinhamento dos mesmos. Prepararam ainda um pequeno filme de apresentação, que está agora incluído nas sessões!

Mais informações sobre a programação aqui.

25 de abril: exposição dos alunos da EB Rainha Sta. Isabel

A Associação José Afonso tem patente uma exposição de fantásticos trabalhos de alunos da Escola Básica Rainha Santa Isabel. A não perder!

Deixamo-vos as palavras de Sophia de Mello Breyner:

«Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo»

Viva a Liberdade!

Comemorámos o Dia Mundial do Livro!

As Bibliotecas celebraram a 23 de abril o Dia Mundial do Livro com trabalhos de todas as escolas do Agrupamento e com a entrega de um livro a cada aluno dos 1º e 2º ciclos, oferta da Câmara Municipal de Lisboa. O evento decorreu na biblioteca da Escola Josefa de Óbidos.

«Os livros são asas para explorar, conhecer e aprender o mundo!» – Este foi o mote para falar a importância do livro e da leitura. Os alunos apresentaram canções, imaginaram o que seriam se fossem um livro, foram críticos literários e autores, divulgando obras escritas e ilustradas por si. Foi uma festa que nos deixou orgulhosos. Parabéns aos nossos queridos alunos e aos professores e encarregados de educação que os ajudaram!

Os livros oferecidos pela CML foram: 1º ano: O rapaz do nariz comprido, de Luísa Ducla Soares; 2º ano: A sopa da pedra e Um ladrão de baixo da cama, versão de contos tradicionais por Alice Vieira; 3º ano: O livro das rimas traquinas, de José Jorge Letria; 4º ano: Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas, de José Fanha; 5º ano: Era uma vez eu, de José Fanha; e 6º ano: A árvore, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Alunos do 6ºF da Escola Josefa de Óbidos participam na escolha de filmes do IndieJúnior Lisboa 2021

Os alunos da turma do 6ºF e respetiva Diretora de Turma, professora Carla Lopes foram convidados a participar na seleção de filmes destinados ao 2º ciclo que farão parte da próxima edição do IndieJúnior Lisboa.

A atividade «Eu programo um Festival de Cinema» inclui o visionamento prévio, na Biblioteca da Escola, de um conjunto de curtas-metragens candidatas à seleção final e distribuídas pelas modalidades de «Ficção», «Animação» e «Documentário». Estas serão objeto de debate e posteriormente será feita a escolha, pela turma, de um conjunto variado de filmes que não deve ultrapassar os 50 minutos.

A turma foi convidada a estar presente na sessão inaugural do IndieJúnior Lisboa, onde fará a apresentação dos filmes. A edição deste ano decorrerá entre 29 de abril e 9 de maio.

Projeto e Twinning da Escola Ressano Garcia distinguido com Selo Europeu de Qualidade.

O nosso Agrupamento recebeu mais um selo eTwinning através de um trabalho desenvolvido na Escola Básica Ressano Garcia, que foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade pelo trabalho realizado no projeto “My school at Home”.

Durante o confinamento de março de 2020, a professora bibliotecária Margarida Costa trabalhou a partir de casa, em estreita articulação com a professora Rita Costa, da Educação Especial, a leitura de histórias para as crianças e atividades de exploração das mesmas, nomeadamente o reconto e a ilustração.

O trabalho destes professores e alunos foi agora reconhecido ao mais alto nível europeu. Parabéns a todos!

«Boca Aberta» esteve na BEJO

Onde é a guerra? Seleção de textos de Inês Fonseca Santos e Mª João Cruz; encenação de Catarina Requeijo

Onde é a Guerra?

Foi este o título do espectáculo que o «Boca Aberta», projeto do Teatro D.Maria II, trouxe para as crianças do Jardim de Infância da EB1 Engº Ressano Garcia. «Boca Aberta» são espectáculos pensados para os mais novos que se
apresentam nos jardins de infância.

Os atores Luís Godinho e Victor Yovani

Através de
clássicos da literatura infantil e obras contemporâneas, do
romance ao conto, do teatro à poesia, cada espectáculo abre uma
porta para a descoberta do desconhecido.

Sugestões de leitura:
L’ennemi, de Davide Cali e Serge Bloch / Ed. Sarbacane
O vencedor, de Kjell Ringi / Ed. Bruaá
A guerra, de José Jorge Letria e André Letria / Ed. Pato Lógico
A bomba e o general, de Umberto Eco e Eugenio Carmi / Ed. Quetzal

Alunos do 4ºB da EB Ressano Garcia participam em Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

Experiências no Pavilhão do Conhecimento

Os alunos do 4ºB preparam-se para um desafio: participar, com a ajuda da Biblioteca, no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa organizado pela Editora 20|20.

Assim, começaram por participar em atividades da Escola Ciência Viva. Estiveram uma semana no Pavilhão do Conhecimento, onde “puseram as mãos na massa” nos vários diversos laboratórios por onde passaram.

Agora vão ler os livros da coleção O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, e escrever um novo final para uma das histórias, incluindo a descrição de uma experiência científica.