E-Aprender

Nesta secção apresentamos, organizadas por áreas do conhecimento (de acordo com a Classificação Decimal Universal – CDU, usada nas nossas bibliotecas) ligações para páginas web que alunos, professores, pais e encarregados de educação poderão explorar como complemento das aprendizagens curriculares ou ocupação de tempos livres. Todas as sugestões têm em comum o facto de serem de livre acesso.

Não sendo exaustiva, esta listagem vai sendo regularmente atualizada. A página Rebellicus, dedicada à curadoria de recursos digitais, da Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa, é uma excelente opção para encontrar mais ideias, bem como as sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027 e os recursos elencados pela Direção Geral de Educação para apoio às escolas.


0. Generalidades

Enciclopédias e outros recursos de teor generalista

Biblioteca digital mundial – Iniciativa da UNESCO, a World Digital Libray divulga gratuitamente mais de 19.000 documentos digitalizados (livros, manuscritos, mapas, fotografias, filmes, gravações) de instituições espalhadas pelo mundo (193 países). Esta é a ligação direta para a versão portuguesa.

Europeana – Esta biblioteca digital reúne mais de 58.000 documentos diversificados – pintura, música, livros, filmes… – de bibliotecas, arquivos e museus da Europa.

Project Gutenberg – Fundado em 1971, orgulha-se de ter sido a primeira biblioteca digital e tem mais de 38.000 documentos. Site navegável em português.

RTP Ensina – o canal estatal organizou o arquivo de recursos audiovisuais provenientes da RTP e da RDP (vídeos, áudios, fotografias, infografias) e pô-lo à disposição do público, dividindo-os por temas (artes, ciência, desporto, cidadania, história., etc), por dossiês («Covid-19», «Cadernos de abril», «Poesia»…), ou por anos. A possibilidade de pesquisa por palavras-chave facilita a navegação. Encontra aqui também conteúdos específicos para alunos do 1º e do 2º ciclos, nomeadamente vídeos com horas do conto.

Explicadores – Os “explicadores” do jornal digital Observador esclarecem de forma simples o que se passa no mundo. Algumas entradas são exclusivas ‘para assinantes, mas ainda há várias em livre acesso. “Como nasce uma vacina”; “Ajude a ciência através de uma app», por exemplo.

Que bicho te mordeu?Site de cultura geral infanto-juvenil criado pela jornalista Kátia Catulo em 2019, apresenta informações de teor diverso numa linguagem acessível. Possui um separador chamado «enciclopédia dos porquês» que responde a quase tudo. E há outro, denominado «bichos-carpinteiros» que conta a história de figuras ilustres. Josefa de Óbidos, por exemplo.

Jornais e revistas

Acesso às versões digitais gratuitas dos seguintes periódicos: Público, Jornal de notícias, Notícias ao minuto (jornal diário digital) Agenda Cultural Lisboa, Fórum estudante, Dois pontos, Estrelas e ouriços, Visão júnior, Revista de ciência elementar


1. Filosofia / Psicologia

Dicionário Escolar de Filosofia – Versão em linha e gratuita da edição de 2003 desta obra de referência organizada por Aires Almeida (Plátano Editora). Numa linguagem acessível, dirige-se sobretudo a alunos do ensino secundário.


2. Religião e teologia

Olimpvs.net – A coleção de lvros de autoria de Ana Soares e Bárbara Wong tem como tema central a mitologia grega e está disponível em formato ebook. No site há um separador dedicado a histórias e personagens mitológicas da responsabilidade do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


3. Ciências Sociais

Espaço de aprendizagem da União Europeia – o site disponibiliza jogos, passatempos e materiais organizados por temas e idades, tanto na perspetiva do professor como naquela do aluno. Apresenta uma cronologia da União Europeia e uma interessante secção sobre estudo e trabalho no estrangeiro (programa Erasmus, voluntariado, primeiro emprego), com ligações úteis.


5. Matemática e Ciências Naturais

Matemática

HypatiaMATSite cujo nome presta homenagem à matemática e filósofa Hipácia de Alexandria, construído por um grupo de investigadores das Universidades de Coimbra e do Minho. Pretende promover o sucesso escolar a Matemática aproveitando as tecnologias. Dirige-se a alunos, professores, pais e encarregados de educação. Tem muitos jogos, puzzles, desafios baseados nos programas de Matemática do 1º até ao 9º ano do ensino básico.

matematica.pt – Portal de Matemática muito completo, com exercícios, enunciados de exame, provas intermédias e sua resolução, bem como aulas em vídeo, lista de fórmulas, desafios, jogos e enigmas. Ainda há lugar para a Citação, Termo, Pergunta e Imagem do dia. Todos relacionados com matemática, claro.

Khan Academy – A Khan Academy disponibiliza gratuitamente a alunos e professores recursos educativos digitais que exploram os programas de Matemática do 1º ao 12º ano de escolaridade. Os conteúdos estão organizados por ano, mas é também possível pesquisar por assunto. Disponíveis também conteúdos de Biologia, Física e Química.

Ciências Naturais

Casa das ciências – mais de 2000 recursos educativos digitais nas categorias de Introdução às Ciências, Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química.

Ciência viva Site do programa com o mesmo nome criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 1996, tem como missão principal a promoção da cultura científica e como uma das atividades centrais o apoio ao ensino das ciências experimentais. A Academia Ciência Viva inclui alguns recursos didáticos e Ciência Viva no Tal Canal, o canal vídeo do CCVEstremoz, reúne uma série de pequenos e longos filmes sobre variados temas.

Macaulay Library – consiste na maior e mais antiga coleção do mundo de sons de vida animal. Inclui mais de 175 mil gravações áudio que cobre 75% da população mundial de espécies de aves. Além das aves há gravações de insetos, peixes, sapos e mamíferos. O arquivo de vídeo inclui mais de 50.000 clips, representando mais de 3.500 espécies. Cada registo áudio e vídeo é acompanhado por uma ficha técnica sobre o habitat e o local onde a gravação foi feita. Esta Biblioteca faz parte de Cornell Lab of Ornithology, da Universidade Cornell.

Cartas com ciência – Programa de troca de cartas entre cientistas e crianças nos países de língua oficial portuguesa, com o objetivo de mitigar barreiras e preconceitos relacionados com o ensino superior e carreiras científicas.

Jardim Zoológico de Lisboa – O site do Zoo de Lisboa inclui informação detalhada sobre animais e plantas. Cada espécie possui uma ficha com fotografia, nome científico, indicação da classe, ordem e família, tamanho, peso e uma descrição de hábitos, reprodução, conservação, distribuição e habitat. Os visitantes têm a possibilidade de apadrinhar um animal. O programa educativo organiza ainda sessões gratuitas para escolas orientadas por biólogos e visíveis no canal youtube do Zoo.

É pr’amanhã -viagens a um futuro sustentável – Série sobre a sustentabilidade em Portugal. O primeiro episódio estreou dia 17 de maio, pelas 8h15m, no canal SIC.


6. Ciências aplicadas / Medicina / Tecnologia

Atlas da saúde – Site que inclui um dicionário de saúde A a Z, bem como notícias e artigos informativos.

Covid-19 – A Direção Geral de Saúde tem uma página dedicada à doença que assolou o mundo. Notícias, ponto de situação atualizado regularmente, orientações, perguntas frequentes, sugestões de atividades,


7. Arte / Entretenimento / Desporto

Arte

TinEye Labs – Quer criar um blogue só em verde e vermelho? Faça uma busca de imagens por cores. É possível refinar a pesquisa acrescentando temas. As imagens resultantes não estão sujeitas a direitos de autor.

Tate kids – As britânicas galerias Tate não se esquecem dos mais novos e apresentam sugestões de atividades artísticas com as crianças. Por exemplo, fazer uma selfie à moda de Andy Warhol. Ou pintar com chocolate!

Google Arts & Culture – Faça visitas virtuais a museus e galerias do mundo inteiro. Procure obras de arte por período artístico, autor, tema e até por cor. Saiba que museus existem perto de si. Crie galerias com as suas obras preferidas. E, se instalar a aplicação no telemóvel, pode tirar uma selfie e encontrar o seu sósia artístico!

Portugal: arte e património – Esta secção da Google Arts & Culture faz a divulgação das coleções de 22 museus portugueses, com organização por categorias artísticas e temas. Inclui algumas visitas virtuais.

Lisboa pelo olhar de Fernando Pessoa – A Google Arts & Culture e a Google Earth uniram-se para nos transportar a 7 monumentos e museus de alguma forma ligados ao poeta.

Cantar mais – Mundos com voz – iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical que disponibiliza, em vídeo (com projeção da partitura) ou podcast, um repertório variado de canções, organizadas por categorias (tradicionais, de autor, do mundo, fado, cante, entre outras) e com arranjos e orquestrações originais e interpretação por diversos grupos corais infantis. Cada canção faz-se acompanhar da respetiva letra, análise musical e proposta pedagógica. Experimente ouvir «A padeirinha».

Musopen –  é  uma biblioteca digital de obras musicais de domínio público que conta com mais de 150 peças de compositores clássicos para download ou audição online.

Entretenimento

Jigsaw planet – Permite fazer puzzles de 24 a 300 peças online. Como tem um cronómetro, pode inscrever-se competir com outros utilizadores para ver se consegue bater recordes.


8. Linguística / Línguas / Literatura

Linguística e línguas

Léxico – dicionário de português com mais de 320.000 vocábulos. Para além da definição da palavra, cada entrada apresenta sinónimos (e antónimos, quando possível) exemplos da sua utilização e termos relacionados, bem como a classificação gramatical do vocábulo e sua divisão silábica, com indicação da sílaba tónica.

Infopédia – portal da Porto Editora que reúne 29 dicionários de línguas (português, língua gestual portuguesa, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, neerlandês, chinês, tétum e grego). Relativamente ao português, inclui ainda um conversor ortográfico e dicionários de verbos, de siglas e abreviaturas, de nomes próprios, de topónimos, de locuções latinas e expressões estrangeiras e de termos médicos e de vocabulário ortográfica. A pesquisa é fácil e pode ainda encontrar rubricas como «A palavra do dia», «Lendas portuguesas», «Palavras raras, palavras caras», «Tem a palavra…», «Tendências» e jogos de erros ortográficos e de tradução.

Portal da língua portuguesa – repositório de recursos linguísticos criado pelo ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional). A principal mais-valia do portal é o Vocabulário Ortográfico Português (VOP), um completo guia sobre a ortografia das palavras. No entanto, há também recursos como, por exemplo, um dicionário de nomes gentílicos e topónimos, outro de estrangeirismos e um vocabulário de mudança, dedicado às alterações decorrentes do acordo ortográfico. Portal mais especializado que a Infopédia.

Ciberdúvidas da língua portuguesa – Existente desde 1997, tem como finalidade esclarecer dúvidas sobre o uso da língua portuguesa nas suas diversas variantes. Sugere-se a consulta da lista de questões frequentes antes de se pedir um esclarecimento. As plataformas Ciberescola da língua portuguesa e Cibercursos da língua portuguesa dedicam-se ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e como língua estrangeira, disponibilizando muitos jogos e materiais didáticos.

Learn english kids – página do British Council para os mais novos, com jogos, canções, exercícios e muitas outras atividades para os alunos de Inglês.

Apprendre le françaisSite  com conteúdos para aprender e ensinar a língua francesa, produzidos pela TV5 Monde. 

Audible stories – Disponibilização, pela Audible, uma empresa pertencente à Amazon, de audiolivros em português, inglês, francês, espanhol e outras línguas. Possibilidade de ouvir, por exemplo, livros da coleção de Harry Potter, ou obras como Alice no país das maravilhas ou o Livro do desassossego. Acesso livre limitado ao período de encerramento de escolas devido aos surto de Covid-19.

Literatura

Ulyssei@as – Projeto do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, trata-se de uma enciclopédia digital dedicada a escritores cujo percurso literário espelha deslocações, seja por motivos profissionais, emigração, exílio, ócio.

9. Geografia / Biografia / História

Plataforma digital dos concelhos de Portugal – Livros digitais com a história de concelhos. Incluem pequenos episódios históricos, lendas, descrição e explicação dos brasões. E há jogos e exercícios.

Eva.stories – conta de Instagram em que são recriados os dias de uma menina judia, imaginando-se que esta escreve um diário. Baseado numa história verídica, pretende homenagear os 6 milhões de judeus mortos no Holocausto.

Ephemera – Blogue que torna públicos documentos pertencentes à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira. Embora generalista, a coleção tem muitos documentos da área da história contemporânea.

Associação 25 de abril – Possui um arquivo histórico dedicado à revolução de 1974, com documentos escritos, fotografias, mapas, documentos áudio e vídeos.