Leituras

Ler em qualquer lugar, ler de qualquer modo! Para além do que temos à mão em casa, onde podemos ir buscar recursos?

As nossas bibliotecas

O catálogo online das nossas bibliotecas é um catálogo coletivo, (Catálogo RBEL) pois reúne as coleções de bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa. Contudo, é possível fazer-se a pesquisa escola a escola. Consulte este pequeno tutorial para saber como o pode consultar.

A coleção da BE Josefa de Óbidos é composta por cerca de 9000 monografias e aproximadamente 400 recursos de outro tipo – essencialmente  revistas e jornais (assinatura dos jornais Público, Diário de Notícias, Jornal de Letras e das revistas Visão Júnior, Time Out Lisboa, National Geographic e Super Interessante), filmes, registos sonoros e recursos educativos digitais.

A coleção da BE Engº Ressano Garcia inclui aproximadamente 3500 monografias e outros recursos em suportes diversos. É assinante da revista Visão júnior.

A maioria destes recursos encontra-se em acesso livre e pode ser requisitada para leitura presencial, leitura em sala de aula ou empréstimo domiciliário. Consulte as condições de requisição em Serviços.

Outras bibliotecas e sítios cheios de livros

BLX – As bibliotecas da Rede de Bibliotecas Públicas de Lisboa reabriram e estão a fazer empréstimos de recursos (livros, DVD, CD em condições especiais. O cartão de utilizador é gratuito e obtém-se através do preenchimento de um formulário e da apresentação de um documento de identificação. A biblioteca municipal mais próxima do nosso Agrupamento é a Biblioteca/Espaço cultural Cinema Europa, onde pode centralizar o levantamento dos livros que requisitou, mesmo que se encontrem noutras bibliotecas da rede. Experimente consultar o catálogo BLX.

Biblioteca Nacional – A mais importante biblioteca portuguesa. Tem uma coleção de documentos digitalizados.

Algumas livrarias/editoras dedicadas à literatura infanto-juvenil, como a Baobá, a GATAfunho, a Hipopómatos na lua ou O bichinho de conto fazem recomendações de leitura para os mais pequenos online, têm espaços muitíssimo apelativos e livreiros especializados, sempre com boas sugestões. Valem sempre uma visita.

Cabine de leitura do Jardim da Parada – aqui pode deixar livros que não queira e levar outros. É um sistema informal de troca que vai funcionando.

Algumas sugestões de bibliotecas digitais em E-aprender (classe 0).


O que ler?

Poderá encontrar recomendações de leitura no nosso site, seja por meio de divulgação de novidades editoriais, na secção Notícias, ou de sugestões da Biblioteca digital, mas também no blogue Eu também conto!, que reúne apreciações críticas feitas por alunos do Agrupamento. O nosso serviço de referência online é outra forma de obter sugestões personalizadas (ver Serviços).

Outras orientações quanto à escolha de leituras:

  • Plano Nacional de Leitura 2027 – a lista de sugestões do PNL é vasta, mas, através do catálogo PNL, pode filtrar a pesquisa tendo em conta a faixa etária do leitor, o tema ou o nível de leitura, por exemplo, e ler uma sinopse do livro. Há ainda destaques mensais, desafios de leitura, um clube de leitura e ligações úteis para acesso a bibliotecas e livros digitais, audiolivros e leitura em apps.
  • Letra pequena – o blogue da jornalista Rita Pimenta sugere regularmente livros para crianças e jovens. Há também um conjunto de «Livros para escutar», muitas vezes lidos pelo próprio autor.
  • Casa da Leitura – Sítio da Fundação Calouste Gulbenkian que inclui mais 1400 recensões de livros para crianças e jovens, mas também dossiês temáticos, alguns deles dedicados a escritores e entrevistas a autores sobre os livros da sua infância.
  • Goodreads – uma rede social que teve início em 2007 e que se baseia na troca de informações sobre livros e leituras feita pelos mais de 90 milhões de elementos da sua comunidade. É possível aderir a uma comunidade de leitores interessada em determinado tema ou autor, participar em clubes de leitura, ter acesso a entrevistas exclusivas com autores e muito mais. Um mundo.

Hora do conto/Leitura em voz alta

Lugares onde pode ouvir uma história com os mais pequenos:

undefinedNeste tempo de confinamento, o Teatro D. Maria II leva ao “palco” na Salinha Online leituras de textos de autores portugueses e estrangeiros dedicados aos mais pequeninos.

Contalá – O canal Youtube da mediadora de leitura Elsa Serra e de Carlota Flieg é outro recurso de qualidade para uma sessão de contos.

Letras, cores e saberes – O programa de educação para as literacias da Câmara Municipal de Lisboa tem horas do conto com a Boneca Maria, autores e figuras públicas.