Serviços

O contexto de surto epidémico levou a que criássemos medidas especiais. As instalações físicas das bibliotecas e os seus serviços encontram-se encerrados, exceto a disponibilização da sala da BE Josefa de Óbidos para estudo (número limitado de lugares e por marcação). No entanto, disponibilizamos alguns serviços online.

Plano de E@D das bibliotecas escolares

A. Serviço de referência e apoio online

  • assíncrono, para toda a comunidade educativa: recomendações de leitura personalizadas e promoção das literacias com apoio em atividades de pesquisa de informação, sugestões de recursos digitais, orientações para uso de ferramentas digitais (contacto por mail ou formulário);
  • síncrono, para docentes: apoio técnico no uso de ferramentas digitais, através de videoconferência (Google Meet) ou chat (Google Chat): sessões individuais ou coletivas consoante as necessidades sentidas, a marcar previamente (contacto por mail ou formulário) .

B. Curadoria de recursos e ferramentas digitais

  • Listagem e apresentação de páginas e recursos digitais organizados por área do conhecimento, úteis no processo de ensino-aprendizagem ou para ocupação dos tempos de lazer (cf. E-aprender) e seleção e descrição de ferramentas digitais de utilidade no ensino-aprendizagem (cf. E@D).

C. Promoção da leitura

  • Promoção da leitura junto dos alunos do Pré-Escolar e em articulação com o Departamento do Pré-Escolar, com leitura e gravação de histórias em suporte vídeo e envio para todos os encarregados de educação das crianças da EPE.
  • Promoção da leitura junto de alunos do pré-escolar e 1º ciclo, em articulação com os docentes, tendo como base o plano de atividades e o currículo a desenvolver.

Contacto por mail ou formulário (resposta no prazo máximo de 48h):

BE Engº Ressano Garcia (pré-escolar e 1º ciclo)

BE Josefa de Óbidos (2º e 3º ciclos e ensino secundário)