Serviços

Reabrimos, em 2020/21, as nossas instalações físicas, com novas regras e com serviços adequados às circunstâncias e aos possíveis cenários de ensino-aprendizagem.

REGIME PRESENCIAL:

Horário de funcionamento:

BE Josefa de Óbidos8:15 – 18:30, de 2ªa 6ª feira
BE Ressano Garcia9:30 – 15:45, de 2ª a 6ºfeira

Serviços de leitura: os utilizadores poderão consultar o catálogo online para escolher o recurso desejado ou pedir diretamente orientações ao professor responsável. Dada a interdição do livre acesso às estantes, caberá a esse professor ir buscar o(s) recurso(s) desejado(s). Qualquer livro manuseado em leitura presencial, domiciliária ou para sala de aula está sujeito a quarentena de 72h.

Notas: Leitura presencial/informal: interdição do acesso a jornais e revistas em suporte papel; Leitura domiciliária: requisição de 1 livro de cada vez, com prazo de devolução de 15 dias; Leitura para sala de aula: limitada à requisição para uso individual, com 48h de antecedência, de dicionários para realização de testes ou trabalhos.

Serviço de referência: solicitado por email (BEJO: biblioteca@e-josefadeobidos.edu.pt; BERG: biblioteca-ressano@e-josefadeobidos.edu.pt) ou por formulário com 48 horas de antecedência; presencialmente, o utilizador pode pedir orientações à professora bibliotecária (BEJO: 3ª feira, entre as 11:30 e as 13:15, ou 4ª feira, entre as 15:15 e as 16:45; BERG: durante o horário de funcionamento da biblioteca).

Consulta multimédia: acesso a computadores com internet para consulta do catálogo, estudo e realização de trabalhos (1 utilizador por computador).

Consulta de documentação/ acesso às mesas de trabalho/estudo: utilização individual; ocupação de 1 lugar por mesa.

Atividades culturais, de promoção da leitura, de formação de utilizadores e de apoio ao currículo: é dada prioridade aos serviços básicos de biblioteca; as iniciativas possíveis são agendadas com antecedência e estão condicionadas pela lotação máxima e pelas regras definidas nos planos de contingência das respetivas bibliotecas.

Atenção: Para proteção de todos, os nossos planos de contingência incluem, entre outras, as seguintes medidas:

  • Arejamento e limpeza geral todos os dias e higienização de superfícies e equipamentos sempre que houver rotatividade de utilizadores;
  • Reorganização de mobiliário e equipamentos e estabelecimento de percursos de circulação;
  • Redução da lotação máxima de lugares (30, na BEJO e 21, na BERG) e estabelecimento de tempos de permanência máxima na biblioteca (BEJO – 90 minutos; BERG – 45 minutos);
  • Sinalização dos lugares que podem ser usados;
  • Interdição do livre acesso às estantes (os recursos são solicitados ao professor responsável);
  • Interdição da consulta de jornais, revistas (suporte papel);
  • Higienização de superfícies e de equipamentos a cada utilização;
  • Isolamento e quarentena de 72h dos recursos manuseados.

REGIME MISTO E REGIME A DISTÂNCIA

Atempadamente, serão divulgadas as medidas específicas a adotar neste ano letivo. A título ilustrativo, deixamos as iniciativas incluídas no Plano de E@D das nossas bibliotecas em 2019/20:

A. Serviço de referência e apoio online

  • assíncrono, para toda a comunidade educativa: recomendações de leitura personalizadas e promoção das literacias com apoio em atividades de pesquisa de informação, sugestões de recursos digitais, orientações para uso de ferramentas digitais (contacto por mail ou formulário);
  • síncrono, para docentes: apoio técnico no uso de ferramentas digitais, através de videoconferência (Google Meet) ou chat (Google Chat): sessões individuais ou coletivas consoante as necessidades sentidas, a marcar previamente (contacto por mail ou formulário) .

B. Curadoria de recursos e ferramentas digitais

  • Listagem e apresentação de páginas e recursos digitais organizados por área do conhecimento, úteis no processo de ensino-aprendizagem ou para ocupação dos tempos de lazer (cf. E-aprender) e seleção e descrição de ferramentas digitais de utilidade no ensino-aprendizagem (cf. E@D).

C. Promoção da leitura

  • Promoção da leitura junto dos alunos do Pré-Escolar e em articulação com o Departamento do Pré-Escolar, com leitura e gravação de histórias em suporte vídeo e envio para todos os encarregados de educação das crianças da EPE.
  • Promoção da leitura junto de alunos do pré-escolar e 1º ciclo, em articulação com os docentes, tendo como base o plano de atividades e o currículo a desenvolver.