
A Biblioteca da EBS Josefa de Óbidos organizou, em novembro, duas sessões no Cinema Ideal destinadas a alunos do 3º ciclo e ensino secundário, para visionamento do documentário I am Greta, de 2020, realizado por Nathan Grossman. Merece a pena ver o filme? O aluno Gabriel Avritzer, do 11ºB, explica:
«O filme I am Greta é um documentário que visa relatar a vida de Greta Thunberg, uma adolescente sueca, vítima da síndrome de Asperger, que dá uma lição à humanidade acerca de como lidar com a crise climática. O documentário deveria ser praticamente obrigatório a todos, pois mostra com maestria os problemas do aquecimento global.
A obra cinematográfica consegue claramente captar os sentimentos da protagonista de tal forma que os transmite ao telespectador, causando um efeito abalador. Pela minha experiência, o documentário foi muito impactante, me fez repensar muitas das minhas ações e de alguma forma encarar a crise climática de maneira diferente.
Apesar dos diversos aspetos positivos, houve certas partes do filme que me decepcionaram. Os discursos da Greta perante as Nacões Unidas foram brutalmente cortados, o que, na minha visão, prejudicou o seu impacto e falhou em transmitir a mensagem intendida pela ativista. Além disso, o facto de o documentário ter apenas uma hora e meia fez com que diversas passagens da história da Greta ficassem demasiado resumidas. Isto claramente prejudicou a intenção do documentário de retratar a jornada da protagonista.
Portanto, levando tudo que foi citado em consideração, o longa-metragem conseguiu, para mim, ter um resultado muito positivo. Foi bem sucedido em transmitir os sentimentos da protagonista, o que, na minha opinião, é o principal. Esse filme deve ser visionado por todos, pelo facto de se inserir perfeitamente no contexto atual e tentar de alguma forma consciencializar seus espectadores.»